Principais desafios e dicas para os empreendeDORES

Que gerir um negócio é um desafio todo mundo sabe. Não importa o tamanho ou o setor. Em se tratando de empresa, pessoas e performance todos gestores se “descabelam” buscando soluções.

Mas o que acontece é a queixa. Queixam-se de que pessoas não fazem o que precisa, queixam-se do mercado, queixam-se dos processos, dos sistemas…. e até de si mesmos.

Todos eles fazem sentido de alguma maneira.

Por isso, pensei em 4 dicas para ajudar a lidar melhor com esses desafios.

  1. Como está a cultura da sua empresa? As pessoas gostam de trabalhar aí? Sentem-se motivadas e felizes? Ninguém faz bem o que não faz sentido para si mesmo. Sua empresa oferece recurso motivacionais para manter as pessoas engajadas e felizes? Faça uma avaliação do nível de motivação pessoal que justifique o dia a dia de quem está lá trabalhando para você.
  2. Você sabe identificar se você tem talentos na sua empresa? É muito comum avaliarmos as pessoas por aquilo que é tangível ou visível. São eles os indicadores de desempenho como números de vendas, de renovação. Mas há o talento comportamental ou de engajamento. Aquelas pessoas que se dedicam, que se esforçam, que se atualizam e continuem com o todo. Se ter talentos técnicos é ótimo para manter em alta a performance da empresa, ter talentos comportamentais é fundamental.
  3. O que o mercado está falando? Alguns gestores possuem o hábito de cercarem-se de estratégias internamente. Mas poderiam estar melhor preparados para o mercado e o futuro. O que nos espera daqui há 5 anos? E olhando para isso, você está se preparando adequadamente? Uma boa é entender de funções e profissões associados aos perfis individuais. Faça uma avaliação de seu momento atual, pense o que deseja alcançar daqui a um tempo e monte um plano para isso entendendo seus principais “gaps” e necessidades.
  4. Feedback aquilo que acreditamos que praticamos!!! Para avaliar uma equipe e entender o que precisa ser feito é fundamental ter ótima comunicação e estar alinhado com as necessidade do outro. Avaliar, acompanhar, avaliar novamente, corrigir, continuar acompanhando, auditar e corrigir são as principais funções de um gestor. Faça isso com a equipe e faça isso consigo mesmo.

Se você conseguir desenvolver e aplicar essas dicas, com certeza você vai tirar da frente boa parte da sensação de não ter controle sobre as pessoas e sobre sua gestão. E, consequentemente, os resultados virão.