Processo seletivo

Ter profissionais especializados em recrutamento e processos de seleção ainda é a melhor solução porque contar com o fator sorte e intuição são arriscados, uma vez que há escassez de pessoas qualificadas disponíveis. Os mais qualificados estão empregados. Por isso, quanto mais profissionalizado for o processo, maiores as chances de assertividade, pois interferimos no processo de decisão, tanto de quem contrata quanto do candidato e, ao fazemos isso recolocamos o candidato mais ideal para a vaga.

A maioria das empresas do setor têm dificuldade de perceber a importância de um processo seletivo realizado por profissionais especializados. Somos especialistas de RH e gestão de pessoas para o setor de fitness e wellness e possuímos um mailing direcionado em todos as áreas da academia. Desde recepção e vendas, ADM, professores e estagiários, coordenadores, supervisores até manutenção. Realizamos pré-entrevistas, rastreamos o candidato, mantemos contato com o mundo corporativo, disparamos muitas vagas, realizamos muitos processos quase que diariamente. Isso nos permite adquirir muita experiência e foco no que fazemos.

Para entender melhor, o processo seletivo nada mais é que uma metodologia de comunicação e atração de pessoas e que tem como premissa, preencher vagas.  Aventurar-se pode custar caro! Custa muito caro contratar pessoas que não possuem competências para entregar os resultados necessários. Na finalização do processo e decisão de quem ficará ou preencherá a vaga, normalmente escolhemos os três melhores candidatos por vaga. Utilizamos várias técnicas para avaliar as pessoas e as entregamos para a empresa. São testes comportamentais, de competências e motivacionais.

O papel de um especialista é diminuir o turn over das empresas e encontrar os profissionais mais adequados para as vagas disponíveis. Por isso, se uma empresa realiza um processo qualificado, precisa acreditar no headhunter para que o candidato permaneça por um bom período e justifique sua contratação. Temos uma média de estabilidade nas vagas preenchidas: 15 meses para coordenador e gestor, 12 meses para consultor e recepcionista e 14 meses para professor. E estamos aumentando esse indicador!

1 – Recrutamento: captação de candidatos, meios de comunicação com o mercado para captação de candidatos. Recrutamento (captação) e principalmente a seleção (filtro) são metodologias e podem ser considerados como ações estratégicas da empresa. Se você quiser montar uma equipe de professores, precisa alinhar os perfis de comportamento e pensar no equilíbrio técnico e comportamental para atender os diferentes públicos ao mesmo tempo. Por isso o processo como um todo deve ser considerado como uma estratégia para a empresa e também um diferencial da empresa para a entrega de competências organizacionais.

Pense que a sua empresa é um local onde as pessoas querem trabalhar, não só pelo salário, mas pelas condições de empregabilidade e planos de carreira.

2 – Seletivas coletivas ou individuais: tipos de dinâmicas para grupos diferentes pensando em todas as áreas da academia: técnica, comercial, adm e financeira (professores, consultores de vendas, líderes e gestores)

3 – Tipos de entrevistas diferenciadas que construímos dependendo do cargo e perfil do candidato e da empresa

4 – Tipos de relatórios de competências comportamentais e análises psicológicas para entrega para o contratante

5 – Realizamos 3 tipos de processos: processos internos, quando recolocamos pessoas de dentro da empresa. Para isso realizamos um programa de identificação de talentos para saber se os candidatos a serem promovidos possuem competências para isso, processos externos, quando não há pessoas dentro da empresa com as competências necessárias para o preenchimento das vagas e processos mistos quando a vaga é preenchida por um profissional que já atua na empresa e aí precisamos busca alguém no mercado.

6 – Recolocamos os profissionais do mercado de fitness em todas as áreas da academia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *