Como se manter produtivo no meio da crise, diante de tanta negatividade que assola o mundo, e ainda trazer positividade com seu próprio trabalho?
Se a crise nos ajuda a perceber quem são os profissionais que queremos ter por perto no retorno, ela também ajuda a separar bons líderes dos maus líderes.
O que precisamos nesse momento é de uma liderança positiva e principalmente inteligente! Líderes precisam ter o equilibrio de apoiar suas equipes; profissionais precisarão gerar empatia para seguirem comprometidos com seu trabalho se quiserem se destacar quando tudo isso for se ajeitando.
Ambos precisarão entender que não vai ser fácil “assim que tudo isso passar”. Porque “assim que tudo isso passar” não vai ser em uma data, mas vai ser aos poucos e gradativo. Por mais que queiramos acreditar no retorno à vida, precisamos dar conta da vida que temos e que teremos daqui para frente.
Não há uma fórmula “premonitiva” que acalme nossa ansiedade e nossa expectativa: a única coisa que conta de fato é que precisamos estar municiados de conhecimento, dispostos a agir sem esperar muito em troca e com uma alta taxa de paciência! Para esperar. Esperar por segurança, esperar por imunidade, esperar por remédios, esperar por tratamentos, esperar, esperar, esperar.
Quem te disse que seria fácil? Ninguém né? Então por isso, não espere por fórmulas mágicas. De verdade, elas não existem para o que estamos vivendo. Pelo menos não por agora. O que podemos fazer é pensar em soluções e possibilidades para encarar um retorno tímido, sem muita expectativa de sucesso. O sucesso nesse caso estará em manter-se saudável para quando pudermos ter uma saída, um remédio, uma vacina, uma resposta! Para isso é fundamental apegar-se à notícias reais e verdadeiras , através de órgãos sérios de saúde pública
Até lá, esquece a vida normal! Esquece visitar amigos, esquece família e convívio. Esse isolamento faz parte de uma estratégia maior! Algo que protegerá a humanidade… no futuro… uma lição definitiva para as nossas vidas sobre, como unidos, podemos enfrentar um cenário que pode ser devastador se não tivermos essa consciência de futuro. Se não tivermos senso de auto responsabilidade e responsabilidade social.
Ah mas é muito ruim ficar longe das pessoas! Pode ter certeza que é melhor ficar longe agora por um período de tempo finito do que eternamente. Deixe de ser egoísta, querer estar perto agora é se submeter ao risco de adoecer (o outro inclusive) e ficar longe para sempre.
Muitas pessoas reclamam, dizem que estão se sentindo solitárias, que não aguentam mais ficar longe de quem amam. Saibam que ficar longe, nesse momento, é a maior demonstração de amor que você pode ter. Estar distante significa proteção e cuidado, pilares fundamentais de quem se importa com o outro!
Estendendo isso para a vida, todos estamos enfrentando a difícil tarefa de ter que se reinventar. Ah, que palavra mais chata essa agora. Reinventar-se. Porém, uma atitude absolutamente necessária se quisermos nos manter ativos, produtivos e úteis. Nossas apostas são altas nesse momento e estamos sofrendo com a falta de um guia ou manual do bom Líder ou do bom profissional ou do bom cidadão.
Estamos pressionados pela família, amigos, trabalho e por nós mesmos com reflexos em nossa autoestima, motivação, finanças e perspectiva de futuro! Nesse momento o que podemos é trocar ideias, ouvir uns aos outros e torcer para que consigamos passar por tudo isso lúcidos e com saúde.
Por isso aqui vão algumas sugestões de como passar por tudo isso sem se deixar abater:
- Informação verdadeira: o melhor dos antídotos. Ela te protege de informações “fakes”. Com informações reais, você não se sente vulnerável.
- Aceite que tudo ficará diferente. Muitas mudanças de comportamento e operacionais serão fundamentais para os novos tempos. Pense, reflita e organize já essa nova perspectiva! Se você puder, não espere não.
- Seja fiel aos novos protocolos de higiene e medidas protetivas como o uso eterno de medidas de higiene.
- Pense no mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) agora quem demorar, perdeu! As ações precisam ser rápidas e assertivas.
- Esteja unido com a sua equipe. Olha, as pessoas estão todas muito inseguras. Agora é a hora de estimular sua equipe a se desenvolver. Eles precisam estar ativos e não passivos esperando de você. Mostre a importância de cada um para sua empresa para que eles queiram se desenvolver apesar de você. Institua o trabalho remoto como uma realidade daqui para frente.
- Use a tecnologia para se comunicar com todos, agora você não tem mais desculpa de deixar alguma informação ou alguém de fora. Conecte-se.
- Seja transparente. Tá tudo certo, sua equipe sabe que não está fácil para você também. Relaxe e seja verdadeiro com eles.
- Seja calmo e tenha foco. Nesse momento tem muita gente que já está acreditando em você, por isso, controle suas emoções para ser capaz de controlar a dos outros.
- Pratique a autoconsciência, autoconhecimento, auto”quem eu sou e o que eu quero” sabe!? Se você não estiver concentrado em suas habilidades de liderança, vai ser bem estressante direcionar negócios e pessoas.
- Ah! Você seria um líder que você gostaria de ter por perto? Que tal dividir essa dúvida com a sua equipe? Assim, pergunte a eles se eles seriam profissionais que eles teriam em suas empresas. Você pode se surpreender com as respostas e eles também.
Saiba que, em se tratando de pessoas, independente de função, cargo ou condição social, somos parte de algo que junto faz a sociedade ser o que é! Por isso, não tenha medo… uma pessoa precisa entender a outra se quiser se desenvolver e fazer alguma diferença no mundo.
Juntos somos mais fortes.
Um abraço
Cris Santos.
Se quiser, deixe seu comentário. Ou mande um e-mail para
cris@brainfit.com.br
#crissantos
#umbusinesschamadoliderança #BrainFit #RHfit #positividade #fitness #empreendedorismo #liderança #gestão #comportamentohumano #mercadodetrabalho #palestra #employer #employee #humanresources