É grande a expectativa dos candidatos em receber das academias, uma resposta acompanhada de feedback. Os entrevistadores precisam entender que, em geral, candidatos que são chamados para processos seletivos, acreditam que a vaga é para eles e não ter respostas, vai deixá-los ansiosos!

Quando um gestor convoca um candidato para uma entrevista, existem sim grandes chances de seguir em frente porque pensam: Se no meio de tantas possibilidades, eu fui chamado, isso significa que serei aprovado. O problema é que as pessoas não entendem que isso é a pré-seleção e que isso não é garantia de contratação. Ficam ansiosos e na expectativa do emprego.

A verdade é que nenhuma empresa tem a obrigação de aprovar esse ou aquele candidato só porque participou de uma ou mais etapas, mas todo gestor / recrutador tem a responsabilidade de dizer quais as chances de preenchimento de vagas por alguém, exemplo: se a empresa tem 2 vagas para 10 candidatos potenciais, isso significa dizer que para cada vaga há 5 potenciais escolhas. E, nesse sentido, quando o candidato entende essa matemática que é o processo seletivo, ficam tristes com a possível desclassificação, mas entendem que se não foi dessa vez, não significa que não será nunca. Afinal, passaram em uma etapa.

Porém, não receber devolutivas sobre o que pensam as empresas a respeito de um profissional, demonstra que sue empresa não se importa como as pessoas se sentem e como elas enxergam sua marca.

Quem entrevista, deve ter tanto a habilidade e sensibilidade de perceber isso, quanto a de ser capaz de aprovar os candidatos que possuam a maior quantidade de requisitos para a função que irão ocupar. Nesse sentido, desclassificar aqueles que não possuem as habilidades desejadas para a empresa, é importante, ético e simpático. Nunca receber uma resposta da academia e do gestor, não é bem visto por parte dos candidatos que vão falar da tal empresa em algum momento. Por outro lado, tanto o entrevistador quanto a academia podem levar o tempo que acharem necessário até decidirem por quem irá ocupar uma vaga. Isso é um direito.

Vale considerar que é muito comum um candidato querer uma resposta imediata, por isso, deixe claro quando serão dadas as respostas “pelo sim e pelo não” com dia e horário marcado aos candidatos. Por exemplo: “Até quinta-feira eu te dou um retorno pelo sim e pelo não.” Pronto, resolvido. Lembre-se que a organização do processo seletivo é responsabilidade de quem está selecionando e não do candidato.

Candidato que quer resposta imediata da empresa corre o risco de receber um sonoro “não foi aprovado”, pelo menos não ainda e não agora!

Empresas que realizam processos recorrentes nem sempre possuem tantas vagas disponíveis assim. Importante tomar cuidado para não gerar descrédito.

Às vezes os processos seletivos acontecem para possibilidades futuras e isso também explica a demora na resposta. Não é que não tem vaga aberta, mas não há urgência para o preenchimento delas, como é o caso da abertura de uma nova unidade, mas haverá e as empresas precisam deixar abertas essas vagas para quando a urgência chegar! Imagina a correria com a unidade abrindo e não tendo pessoal para o atendimento? Todo dono entende bem o que é isso. Por prevenção, as academias e os recrutadores mantém a atração de currículos.

Quando o processo seletivo tem início, os candidatos que forem chamados para entrevista, esse retorno deve ser sistemático, personalizado e rápido! Soube do resultado, já responde ao candidato. Aos que estavam em banco de dados ou por e-mail e que não possuem “fit” com a vaga, pode ser uma mensagem automática, desde que minimamente elaborada. Existem vários ATS que significa Application Tracking System, um software de gestão de processos de Recrutamento e Seleção que armazena, lê e ranqueia currículos, de modo que a empresa possa contratar as pessoas certas. Nesses sistemas há uma série de soluções que as academias e os gestores podem utilizar para facilitarem as suas vidas, incluindo respondendo rapidamente os candidatos!

Mas as repostas automáticas são legais? Então, sim são, porque muito melhor do que não haver resposta alguma é responder que não foi dessa vez!

Agora, você candidato, não recebeu uma resposta? Pode ter havido algum contratempo e, por isso, vale questionar para saber o resultado.
Se você se sente inseguro, se deve ou não insistir, vem falar com a gente. Podemos te ajudar com a nossa consultoria de carreira.

Importante lembrar que sempre há outros candidatos concorrendo à mesma vaga e isso deve ser levado em consideração pelos profissionais, porque certamente o é pela empresa e isso aumenta a concorrência pela vaga e a competitividade entre os candidatos. Preencher uma vaga na empresa é algo que demanda bastante responsabilidade por parte de quem entrevista. Por isso, a escolha precisa ser a mais assertiva possível o que também leva tempo. Escolher entre candidatos com alta qualificação é mais difícil abrir mão desse ou daquele. E aí mais tempo é demandado na escolha.

Alta rotatividade e justificativas superficiais.

No mercado de academias, apesar do alto turnover principalmente nas posições comerciais, o ciclo de trabalho, ou seja, o tempo que um profissional ficará no cargo é mais curto do que em outros mercados. Isso porque as posições que não são de área técnica  como professores, estagiários ou profissionais de saúde como fisioterapeutas e nutricionistas, normalmente são preenchidas por profissionais de outros setores também que em determinado momento, irão procurar por oportunidades mais alinhadas com as suas carreiras e com maiores chances de escala. Uma discussão para um próximo artigo, o contingente de profissionais que atendem as academias é muito amplo e, portanto, com maior oferta de profissionais.

Agora, se você nunca é chamado (a) para uma entrevista vale rever a maneira como você está apresentando sua carreira e história profissional para o mercado.

Seguem alguns pontos para você avaliar:

Só há uma situação que permite a um candidato a emprego exigir uma resposta de um processo seletivo:
Ser um especialista muito, mas muitíssimo raro de se encontrar no mercado fitness.

Um abraço
Cris Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *