1 – Tenha FOCO NA LIDERANÇA: dar exemplos, planejar ações, estabelecer funções, estimular pessoas e acompanhar de maneira ativa os esforços e resultados das equipes sob o seu comando irão gerar uma relação quase que afetiva de confiança e parceria.
2 – Exerça a COMUNICAÇÃO ABERTA: Seja disponível, pois a porta do chefe deve estar sempre aberta aos seus subordinados, possibilitando que tarefas não sejam interrompidas em função de dúvidas corriqueiras e que resultados não sejam considerados um fracasso por falta de orientação na hora da realização de diversas tarefas.
3 – Tenha FIRMEZA NO ATO DE DELEGAR: Conheça sua equipe, suas principais funções e talentos, saber a quem delegar tarefas importantes para que sejam realizadas da melhor maneira.
4 – Ofereça FEEDBACK: Guiar e implementar as habilidades porque os funcionários necessitam de feedback de maneira constante possibilitando uma atuação cada vez melhor.
5 – Motive SEUS FUNCIONÁRIOS: Colaboradores desmotivados são pouco produtivos, por isso, encontre maneiras de manter a equipe animada e disposta a cumprir as tarefas da melhor forma possível.
6 – Tenha ESTRATÉGIA CLARA: Metas devem ser sempre bem explicadas e objetivas, permita que cada colaborador saiba como caminhar em direção ao sucesso de forma conjunta sabendo o que tem que fazer e como.
7 – Lide com a DIVERSIDADE NO TIME: Tenha pessoas de diferentes habilidades e perfis numa mesma equipe, para que possam se ajudar e complementar tarefas de maneira colaborativa, promovendo ainda mais sinergia e amadurecimento entre colegas.
8 – Gerencie FASES CRÍTICAS: Conflitos de comunicação acontecem e é responsabilidade do líder saber como lidar com esse tipo de problema bastante comum no mercado atual de trabalho.
9 – Pratique a BUSCA POR SOLUÇÕES: Incentive seus colaboradores a buscar soluções e supervisione rotineiramente.
10 – Estimule a HARMONIA ENTRE COLEGAS: Identificar os objetivos principais a serem alcançados ou a boa comunicação entre colegas além dos pontos fortes e pontos de atenção podem contribuir muito para o bom relacionamento e o bom ambiente corporativo.
No mais, lidar com pessoas pode ser muito desafiador e muitas vezes até frustrante, pois não sabemos em cem por cento do tempo agradar a todos, mas não existe melhor caminho quando o assunto é o desenvolvimento e o crescimento, tanto pessoal quanto profissional.
Crescimento esse que servirá para o resto da vida!
E vamos em frente!