MAS PARA ISSO, VOCÊ PRECISA SABER O QUE VOCÊ QUER DA SUA VIDA!

Os sonhos sozinhos são somente sonhos, mas sonhos com prazo são metas (Hill).

O quanto de tempo você se dedica a colocar a mão na massae realizar coisas, testar novas formas, se submeter a erros que precedem os acertos e aprendizados?

Pensando nisso, quero te ajudar a organizar a mente e acalmar o coração para ter lucidez na busca e organização desses objetivos. Saiba que passar muito tempo pensando não vai te conduzir ao resultado que você deseja.

A AÇÃO É MAIS EFICAZ QUE A CONTEMPLAÇÃO, (KARNAL)

1. SONHAR GRANDE OU SONHAR PEQUENO, DÁ O MESMO TRABALHO (LEMANN) – PARTE 1

Assim, uma grande quantidade de pessoas tem medo do sonho e do desejo, muito porque não estão habituadas a pensar o que querem. Um sonho não precisa ser algo super bem definido, pode ser algo que você procura alcançar como: uma viagem por ano, uma nova casa, um carro, um estudo específico, um amor verdadeiro e assim por diante. Sonhos são aqueles desejos que temos de coisas que queremos. Ai pensar em nosso estado de felicidade, o que nos deixa felizes ajuda, sabe?

 2. ANOTE EM PEDAÇOS DE PAPEL OS SONHOS QUE ESTÃO NA SUA MENTE, PODEM SER VÁRIOS.

Em um mundo líquido (Bauman) onde as coisas parecem escorrer por nossas mãos: internet, respostas, quantidade de informação, urgências, demandas… escrever tem se mostrado um ótimo recurso de registro e desafia o seu cérebro para um modo contínuo de abastecimento. Inclusive escrever te faz perceber os prós e contras de um desejo como dificuldades, possíveis barreiras, necessidades, se será possível conquistar a meta de uma vez ou dividi-la em pequenas “micrometas” para atingir uma meta maior. Além disso, anotar o que vem à sua mente te coloca como protagonista da sua própria trajetória.

3. NÃO PERMITA QUE SE METAM NA SUA META!

Pessoas próximas costumam dar palpite em nossas metas e objetivos. Cuidado com o que você diz para as pessoas à sua volta, porque por mais que elas queiram te orientar, podem colocar por terra suas aspirações e desejos.

 4. NÃO PERCA A SUA META DE VISTA!

Dedique-se de coração atingir seus objetivos. Aqui vale prestar atenção diariamente a tudo o que remeta a possibilidade de aproximação da meta. Quanto mais soluções e maneira de atingir seus objetivos você se ater, mas rápido você os conquista.

5. NÃO IMPORTA O QUE VAMOS ENFRENTAR, SEMPRE TEMOS UMA ESCOLHA (HOLIDAY)

Que a sua meta seja tão grande que quando você resolver contar para seus amigos, familiares, vizinhos e colegas, eles cheguem a duvidar. Isso porque você vai encontrar obstáculos pela frente (Holiday). Obstáculos são inevitáveis e muitos não estão sob o nosso domínio e todo obstáculo é muito individual. Por isso, ter uma meta grande te faz vencer obstáculos que, se a meta fosse pequena, seria facilmente vencida. Superar obstáculos é uma disciplina com 3 passos: percepção dos problemas, ação e atitude e nossa vontade que dê certo.

6. TENHA EM MENTE EXATAMENTE O QUE VOCÊ QUER!

Para o cérebro quando você diz: eu quero ganhar dinheiro, eu quero comprar uma casa ou eu quero viajar, ele aceita como sendo uma informação e não uma possibilidade de transformar essa vontade em algo realizável. Para que o seu cérebro entenda o que você deseja e te orientar nas suas decisões, você precisa ser específico: eu quero ganhar “X” mil dinheiros, minha casas será grande, num lugar “X” com piscina e lareira, quero viajar para a Europa na região dos países nórdicos e por aí vai. Ele, o cérebro, só entende mensagens exatas, porque assim pode autorizar o subconsciente a trabalhar intensamente e de maneira consciente.

7.VARIE SUAS METAS PARA CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO

Felicidade é um pequeno instante que você gostaria de repetir (Clóvis de Barros). O planejamento de curto prazo te dá aquela sensação de atingir um objetivo e isso te enche de sentido de realização e felicidade, aí você pula para um outro passo que é querer uma meta mais desafiadora, com mais recursos, porque o sentimento de atingir uma meta menor te deu essa sensação tão legal que é o sentido de realização. Só que somos destinados a querer mais, a buscar mais, a repetir aquilo que nos fez bem, então seguimos para o próximo estágio que é a meta maior, aquele objetivo maior e seguimos em frente.  

8. QUAL O SEU MOMENTO ATUAL? ELE É O MAIOR APOIO PARA ATINGIR SUAS METAS, SEM ELE QUALQUER LUGAR SERVE (ALICE E O GATO CHESHIRE)

O que eu não estou vendo? O que eu preciso saber avaliar para direcionar minha trajetória rumo à minha meta? Cuidado com esses questionamentos porque nossa tendência é responder onde queremos estar ou o que precisamos fazer para atingir meus objetivos ao invés de efetivamente entender meu pronto de partida. Faça uma lista dos pontos que estão te impedindo, lembre-se que o que te impede te ensina!

9. NUNCA DEIXE UMA META “SOLTA”, COLOQUE SEMPRE UMA DATA PARA AS METAS.

Semana que vem, qualquer dia, daqui a algum tempo, uma hora eu resolvo. Essas afirmativas são nossas crenças de que, por não ter claro o que queremos, deixaremos o tempo resolver. Então, coloque data, coloque prazo, o seu cérebro trabalha melhor quando ele sabe o que tem que fazer e quando.

 10. BUSQUE AJUDA!

Pense em alguém que você conhece que já tenha passado por uma situação igual a que você está passando. Essa pessoa pode te ajudar a combater a procrastinação e te direcionar assertivamente na direção da sua meta e inclusive desenvolver novas habilidades. Comece algo e execute por um período determinado até fazer disso um hábito. Você vai perceber que pessoas determinadassustentam suas vontades com ações direcionadas.

Bons sonhos!

Cris Santos é CEO da BrainFit – consultoria de negócios e RH.

Apaixonada por pessoas e resultados, é Master Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana) e especialista em Gestão de Pessoas.  Headhunter, Graduada em Educação Física pela FEC, Pós-Graduada em Fisiologia do Exercício pela USP e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. Possui Certificação Internacional como analista em ASSESSMENT TRAINING – DISC e MOTIVADORES pela TTI Success Insights International, formação em DISC pela SLAC e Assessment de competências. Formação com Jogos e Dinâmicas, estudou Business Comunication no Autralian College. É autora do livro “Um business chamado liderança” da ed. Madamu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *