Estresse positivo existe!
Conhecido pelo termo Eustresse ele pode te motivar com sentimentos positivos e impulsionar a sua criatividade. Se você não ouviu falar do assunto, prepare-se para se desapegar da ideia de que o stress é só um sentimento ruim!
Você não precisa se sentir incapaz e julgar a sua capacidade de agir e muito menos se sentir preocupado quando algo te estressa. Basicamente o stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer e que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.
É uma resposta do corpo a situações desafiadoras ou ameaçadoras. Envolve reações físicas, emocionais e mentais que ocorrem quando nos deparamos com demandas que superam nossos recursos para lidar com elas no dia a dia.
E é essa a ideia de fraqueza, de que a pessoa que o sente não aguenta pressão!
Exemplos: Minutos antes de entrar no palco, um palestrante ainda está revisando seu material porque algumas ótimas ideias chegaram inesperadamente e a palestra, depois de se sentir estressado, foi um sucesso. Ou aquele executivo com a responsabilidade de apresentar o “projeto da sua vida” e que na noite anterior lembrou que falta um item que precisa refazer uma das etapas… e corre, para finalizar horas antes da apresentação e o projeto foi aprovado. Ou ainda um coordenador que tem a sensação de não se sentir preparado o suficiente para uma reunião, mas no final, se saiu muito bem em suas colocações e ainda surgiram mais ideias que nem estavam no seu planejamento!
Essa é a resposta ao stress positivo. O eustress muitas vezes melhora o desempenho, a concentração e a motivação de uma pessoa e pode ser o gatilho necessário para aumentar a criatividade que se caracteriza por um tipo especial de tensão que estimula a mente a criar soluções e ideias.
Diferentemente do conceito de estresse negativo ou distresse, que pode ser prejudicial, o estresse criativo desafia uma pessoa a superar obstáculos e encontrar soluções inovadoras para problemas.
Essas respostas podem ser estimulantes e motivadores, levando ao crescimento pessoal e ao desenvolvimento de novas habilidades e ao autoconhecimento.
Portanto, “estresse criativo” pode ser interpretado como a pressão ou os desafios que podem surgir ao tentar ser criativo ou inovador. Isso pode envolver a necessidade de superar obstáculos, pensar além dos padrões convencionais e lidar com a pressão de produção, resultados criativos sob limitações de tempo ou recursos.
Para saber identificar como eustresse, seguem algumas dicas para usá-lo a seu favor:
- Aprenda a reconhecer os sinais de estresse se é pressão e como você pode gerenciar suas emoções e reações diante de situações desafiadoras. Se estiver no controlo, antenha-se focado e siga em frente
- Volte sua energia em atividades criativas e utilize o stress para impulsionar pensamentos positivos e em sua criatividade. Procure “soltar a imaginação”!
- Tenha claros os limites de stress. Tenha uma agenda mais organizada possível e prepare-se para os minutos que antecedem um evento, vão aparecer novas ideias e aqui você já sabe que pode ser positivo, mas limite-se a colocar um tempo para finalizar as tarefas.
- Mantenha o seu espaço de trabalho ou os seus recursos para trabalhar em ordem, sem obstáculos ou interferências que podem comprometer o eustresse. Um exemplo disso é ter backup de seus trabalhos e documentos ao seu alcance para prevenir erros ou barreiras.
- Troque ideias com parceiros e tenha metas claras e alcançáveis.
- Mantenha o autocontrole e autogerenciamento.
Lembre-se de que cada pessoa responde ao estresse de maneira diferente, seja ele positivo ou negativo, mas o importante é ser capaz de encontrar novas estratégias que te ajudem a aproveitar o estresse criativo em vez de ser dominado por ele.
Abraço
Cris Santos