Para começar o Feedback é uma ferramenta essencial na gestão de pessoas e no desenvolvimento de equipes. É um processo que fornece informações para alguém ou um grupo. 

Fundamental que ele seja direcionado ao desempenho profissional com o objetivo de incentivar o crescimento e a melhoria contínua sempre. Feedback muitas vezes é o “vilão” nas relações humanas, porque muitos gestores desavisados o utilizam como corretivo e critica, nem sempre construtiva. 

O feedback positivo, reforça comportamentos desejados, o construtivo, identifica áreas que necessitam de aprimoramento.

Para um feedback bacana, vale pensar em pontos fundamentais como:

1. Quanto mais específico, mais confiável: Feedback vago pode ser confuso. Ao invés de dizer “bom trabalho”, detalhe o que exatamente foi bem feito. Por exemplo, “Sua apresentação foi clara e bem estruturada, especialmente na parte em que você explicou os resultados das vendas”.

2. Não perca tempo, seja oportuno: O feedback próximo do evento, ajuda a pessoa a lembrar do contexto e aplicar as sugestões de forma mais eficaz e recorrente. 

3. O certo e errado equalizados: traga os pontos de melhorias e suas justificativas e incentive os pontos positivos a se tornarem constantes. 

4. O foco é o comportamento e não a pessoa: Critique ações ou comportamentos específicos, não a personalidade. Em vez de “Você é desorganizado”, prefira “Notei que houve atrasos na entrega da tarefa. Vamos discutir formas de melhorar isso?”.

5. Envolva o outro: Pergunte se a pessoa percebeu seu próprio desempenho e incentive uma discussão aberta. Isso pode levar a insights valiosos e um plano de ação conjunto. 

Agora o FeedForward é complementar ao feedback, focado em orientações futuras em vez de revisões passadas. 

A ideia é fornecer sugestões e orientações sobre como melhorar o desempenho e alcançar objetivos futuros. Normalmente está associado aos planos de ação que levam as pessoas a experimentar novas formas de agir e melhorar. Aprendizado contínuo (Life long learning) é uma maneira de incentivar a constância de novas práticas! 

Algumas dicas sobre a prática do FeedForward que particularmente acredito ser uma conexão pós feedback:

1. Futuro sempre: Diferente do feedback, que analisa eventos passados, o feedforward se concentra em ações futuras. Por exemplo, “Da próxima vez, você pode tentar usar mais exemplos práticos para exemplificar melhor suas ações”.

2. Construção e positividade: O feedforward deve ser encorajador. Forneça sugestões práticas que a pessoa possa aplicar imediatamente. 

3. Personalize as Sugestões: Entenda as metas e desafios individuais para oferecer conselhos personalizados que sejam relevantes e aplicáveis.

4. Envolva a Pessoa no Processo: Pergunte o que a pessoa acha que pode melhorar e como ela planeja fazer isso. Trabalhar em conjunto para desenvolver um plano de ação pode aumentar o comprometimento e a eficácia das sugestões.

Sempre forneça sugestões claras e atingíveis. Evite ser genérico e foque em temas concretos que possam ser implementados de maneira prática e simples. 

Agora como você pode integrar o Feedback e FeedForward? 

Vem comigo que te explico!

Se o intuito é desenvolver pessoas, depois de fornecer feedback, use o feedforward para criar um plano de ação. 

Por exemplo, após apontar áreas de melhoria, discuta estratégias e ações específicas para evitar os mesmos erros no futuro. Uma boa dica é ser você mesmo a referência. Seus exemplos pessoais e profissionais geram empatia e acolhimento para quem ouve! 

Se você aplicar as melhores práticas de ambos, você vai ajudar a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo, onde as pessoas se sentem apoiadas e motivadas a alcançar seus objetivos. 

Aposte também na boa comunicação, específica e construtiva, sempre com um olhar para o futuro e para as oportunidades de desenvolvimento.

Um abraço 🤗 

Cris Santos 

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