Um mapa para ajudar os gestores das academias do mercado fitness a ajudar suas equipes.
Todo o setor de gente e gestão precisa ter uma visão estratégica e analítica.
Não existe empresa pequena que não demande trabalho e atenção, existe empresa que não possui processos organizados e, por conta disso, acabam não tendo o rendimento que precisam.
Um dos grandes conflitos nas academias sobre a gestão das pessoas é fazer com que todos executem bem as suas tarefas. Acontece que os gestores estão tão preocupados em atingir metas e resultados que não se dedicam de verdade no desenho desses processos para tornar a gestão mais ágil e assertiva.
Muitas academias que possuem processos que definidos, são ineficientes e não fazem sentido para as pessoas que de verdade operam no dia a dia. São inúmeros manuais criados sem necessidade, cronogramas que não respeitam prazos e, com isso, aumentam a frustração de quem os constroem.
Processos gerenciais são os responsáveis por coordenar e controlar as atividades da academia e ainda oferecem “pistas” de como as pessoas podem e precisam atuar de forma segura e profissional.
Se um líder quer criar estratégias organizacionais e tornar a empresa mais competitiva, se precisa que haja uma linguagem única de melhoria contínua e um bom clima organizacional, não precisar esperar a decisão de um gestor para fazer as coisas andarem e ainda, tomar decisões apoiadas em indicadores de performance, está evidente que a empresa precisa de processos gerenciais bem estruturados e definidos.
E como podemos fazer isso funcionar?
1) Tenha uma boa leitura de quem são as pessoas na sua equipe e quem pode contribuir com a construção desses processos: um dos maiores equívocos que os gestores têm é acreditarem que eles sabem o que a empresa precisa. Não! Quem sabe de verdade o que funciona no dia a dia é a sua equipe. Escolha alguém que possua boa competência técnica e analítica, além de bom relacionamento com a equipe para ajudar nessa construção.
2) Nem todo processo funciona: quanto mais simples, mais tecnológicos e mais acessíveis forem esses processos, mais aderência haverá por parte da equipe. Uma planilha construída por uma pessoa, haverá poucas chances de outra pessoa, que não participou da construção dela, entender aonde se quer chegar. Vai construir uma planilha? Monte-a com quem vai alimentá-la, por exemplo.
3) Tenha um “playbook”: um guia ou lista dos principais processos dentro dos departamentos da sua academia. Para o comercial, a área técnica, área administrativa, áres de manutenção e limpeza e não esqueça da área do RH tanto o DP quanto do RH estratégico que tem uma grande diferença.
4) Defina seus objetivos: por que você acredita que precisa melhorar os seus processos? Essa pergunta vai te ajudar a traçar a melhor estratégia para a montagem do seu guia (Playbook).
5) Todo processo gerencial é criado para estruturar da melhor forma a entrega do serviço ao cliente: importantíssimo entender como um processo chega lá na ponta que é a entrega. O ciclo de criação de um processo tem começo, meio e fim, mas tem a missão que é o porquê de existir.
6) Mapeie os processos que você já tem na sua academia, o que deu certo, o que não deu e revitalize-os: qual a dinâmica dos processos entre os departamentos, quais as responsabilidades de cada área, quem serão os responsáveis o que pode dar certo e o que pode dar errado e se der errado, como corrigir. Parece complicado, mas não é. Só é trabalhoso no início e precisa parar e pensar.
7) Tecnologia, tecnologia, tecnologia: abuse de sistemas operacionais existentes no nosso setor e outras ferramentas para gerenciar os indicadores de desempenho (KPI, OKR, ERP, SAP, ATS) siglas que vale a pena pesquisar e entender. Pesquise e promova inovações.
8) Permita a sugestão de melhorias: faça uma revisão periódica dos processos e pergunte para a sua equipe como eles estão indo na opinião deles.
9) Faça um teste para ver se funciona, mas faça você mesmo. Teste todas as etapas, preencha todos os campos e formulários, crie um perfil de cliente oculto para verificar a continuidade das respostas (avise sua equipe).
Empresas são filmes e não fotos, onde tudo pode mudar na próxima cena!
Por isso, não esqueça dessas dicas:
• Apoie, audite, corrija, treine e prepare a jornada das pessoas com feedback constante e alinhamento de suas expectativas
• Tenha conversas sobre mercado e carreira: explore e aumente o conhecimento de seu time e o seu próprio, estude o mercado e as tendências.
• Seja transparente quanto às possibilidades. Um talento não é um cargo, talent gosta e precisa ser estimulado e desafiado constantemente.
• Seja você o exemplo que a sua equipe precisa. Tenha organização, boa Comunicação seja coperativo e criativo.
Um abraço,
Cris Santos