Toda crise passa, mas as pessoas ficam.
E mesmo que essa sensação de que tudo está parado, deixem as pessoas e principalmente os empresários muito inseguros, uma certeza que temos é que iremos precisar das pessoas para sempre e eternamente.
E nesse sentido, o cenário dos processos seletivos mudou e mudou para atender e acompanhar as tendências de comportamento e expectativa de mercado e do consumidor.
Considerando que todo o mercado está muito afetado pela pandemia, inclusive por quem realiza os processos seletivos e está acostumado a lidar com as instabilidades, até os recrutadores estão colocando em xeque questões como: O que eu preciso ver e ter em um perfil campeão, quais são as competências esperadas para os dias atuais, o que uma empresa tem que ter para ser atraente para os melhores talentos, o que as pessoas querem em suas vidas que as suas carreiras irão oferecer?
E os principais desafios são:
- Ter que lidar com várias ferramentas na hora de agendar e conduzir entrevistas;
- Perda de candidatos devido a ida e vinda de e-mails e telefonemas;
- Perda de candidatos por conflitos de agenda;
- Incapacidade de acompanhar planos de alto volume de candidatos e realizar contratações mais rápidas;
- Processo de aquisição de talentos lento ou ineficiente.
Enquanto isso, a maioria dos recrutadores no mercado de academia ainda cometem alguns erros como:
- Processos seletivos são ainda muito burocráticos ou complexos.
- Não sabem mapear o perfil comportamental ou se sabem, não usam eficazmente.
- Não dão feedback aos candidatos que participam dos processos, principalmente para aqueles que não foram aprovados.
Um negócio da China:
- O ministério da educação lançou um projeto de recrutamento o “24365” (24 horas por 365 dias) com 2 milhões de vagas em vários sites de contratação para atrair 25 mil novos usuários;
- Outro ministério, o de RH e seguridade social ainda lançou um outro projeto de recrutamento online sem barreiras e em diversas plataformas, para fomentar 10 milhões de novas vagas de janeiro à junho de 2020;
- A Alipay, plataforma de pagamento móvel, lançou uma feira virtual de empregos com cerca de 60.000 empregadores em março. Os candidatos podem acessá-la, saber mais sobre cada empresa e oportunidades e enviar seus currículos de forma remota. Resultado: cerca de 1,64 milhão de pessoas encontraram oportunidades de emprego flexíveis desde o surgimento da Covid-19.
- As entrevistas de vídeo estão ganhando cada vez mais musculatura, pois já fazem parte de pelo menos 90% dos processos de pré-entrevistas.
Algumas coisas que você precisa ter em mente sobre o novo modelo de recrutamento e seleção:
- Você precisa agora ser uma boa empresa para se trabalhar, porque os candidatos estão buscando lugares empáticos, que valorizam as pessoas e que ofereçam um bom ambiente para poderem dedicar seu tempo e metas de vida – Employer branding
- A capacidade de trabalhar em casa como critério de recrutamento é uma das questões que farão mais sentido. As atividades que conseguem oferecer trabalho em home office e presencial combinados serão bem-vistos pelos candidatos.
- As feiras de recrutamento virtual são uma tendência. Muitas pessoas podem ser entrevistadas ao mesmo tempo além de possibilitar a apresentação de vídeos pré-gravados da missão, visão e valores da empresa previamente e ainda a realização de alguns testes em ao vivo para alguns tipos de vagas.
- Onboarding digital (literalmente bem-vindo a bordo) que significa um processo de admissão digital que irá substituir o formal. Aqui, a possibilidade de o candidato aprovado poder enviar os documentos de admissão para uma plataforma digital, incluindo assinaturas digitais, além de o candidato poder ser apresentado à equipe via videoconferência e entender sobre as demandas da função em módulos pré-definidos que podem ser previamente gravados para “treinar e ambientar” o novo colaborador.
- Descrições de vagas com palavras-chave sobre trabalho remoto como ‘trabalho remoto’, ‘online’ e ‘home office’, flexibilizando a força de trabalho.
- A inclusão está sendo muito bem aceita e em tido excelentes resultados que é a escolha por pessoas que saem do contexto comum onde as avaliações de perfis profissionais e pessoais além das habilidades comportamentais.
- Benefícios muito além dos convencionais, hoje conta muito oferecer um computador, um celular, uma boa conexão com a internet são usados para reter os talentos.
Diante de tantas inovações e possibilidades, não há como manter o processo seletivo do modo como eram feitos, repense suas estratégias, intensifique na construção de uma marca de valor para atração de talentos e siga em frente.
A pandemia vai acabar e você vai precisar de gente boa por perto!
E vamos em frente!
Fonte: www.gupy.io
Cris Santos